Iniciativas

No âmbito do semestre internacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, da unidade curricular Children, Youths and Digital Media e do projeto de investigação Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED), com a parceria do CCTIC-ESE/IPS, vão ser organizados 4 webinares sobre os desafios que os media digitais podem representar para as crianças e jovens.
As sessões decorrem em língua inglesa, e destinam-se a professores e estudantes das áreas de comunicação, educação, psicologia, sociologia, etc. e cada participante receberá um certificado de participação.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em http://projectos.ese.ips.pt/acd/ .
Datas dos webinares:
25 de março (9h30 às 11h30)
European research on children and the internet – a focus on digital parenting
Cristina Ponte – Professora na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e investigadora no ICNOVA (Instituto de Comunicação da U. Nova).
A primeira parte da sessão introduz a pesquisa longitudinal realizada pela rede EU Kids Online (de 2006 até ao presente) - mostrando como as questões e a estrutura evoluíram e contribuíram para programas e orientações internacionais sobre os direitos da criança no contexto digital. A segunda parte centra-se nos resultados da investigação sobre a parentalidade digital em Portugal.
22 de abril (9h30 às 11h30)
Children and Digital go to School: mediating and enabling the possibilities
Teresa Sofia Castro – Pós-doutoranda e investigadora no ICNOVA.
Esta sessão começa por analisar os contextos sociais e tecnológicos em que as crianças crescem atualmente. Por meio de exemplos recolhidos em pesquisas, os participantes serão levados a pensar criticamente sobre os desafios em jogo e as abordagens de mediação para promover um melhor ambiente digital para as crianças.
6 de maio (9h30 às 11h30)
My privacy, whose rules? – Digital literacy in hyperconnected times
Ana Jorge – Investigadora coordenadora no Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies (CICANT) e professora associada da Universidade Lusófona.
Nesta sessão, será apresentado o tema da privacidade online entre as infraestruturas técnicas e económicas, por um lado, e, por outro, as competências críticas e funcionais dos utilizadores comuns em operar num ambiente cada vez mais complexo de algoritmos e plataformas no mundo digital.
20 de maio (9h30 às 11h30)
Young Children and Digital Media
Patrícia Dias, Professora na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e investigadora no e investigadora no Centre for Communication and Culture (CECC).
Este webinar aborda as práticas digitais de crianças pequenas, observando como a pandemia Covid-19 os afetou. Além disso, será explorado o importante papel dos pais e educadores como mediadores das tecnologias digitais e discutido como estes podem ajudar as crianças a escolher bons conteúdos e atividades digitais e apoiá-las no desenvolvimento da alfabetização midiática necessária para lidar com o ambiente digital de forma crítica, segura e benéfica.
