No âmbito das comemorações do Dia da Internet Mais Segura, o Instituto Português do Desporto e Juventude lançou o passatempo «Eu real, Eu digital». Esta iniciativa consiste na realização de um trabalho sobre a temática Eu real, Eu digital / Identidade e Liberdade digital - sob a forma de vídeo ou cartaz

As redes sociais fazem parte do dia-a-dia e são, muitas vezes, uma extensão virtual da vida. Na Internet, existe a liberdade de criar um eu diferente, mais de acordo com a imagem e personalidade que se gostaria de ter, ou que poderá ser mais valorizada pelos outros. Mas as aplicações de manipulação de imagem e a pressão para publicar a «selfie perfeita» ou o «filme com as imagens perfeitas» estão a prejudicar a autoestima, a confiança, a relação entre a vida real e a virtual, e a tornar muitos jovens «dependentes» do mundo digital. 

A maior ferramenta contra este fenómeno é desenvolver a autoconfiança e o sentido crítico no uso e participação no mundo digital e das ferramentas que ele facilita. Este passatempo permite contrariar o fenómeno, criando um cartaz ou vídeo que promova o uso crítico, responsável e saudável das redes sociais e da Internet. 

Podem apresentar trabalhos jovens dos 12 aos 30 anos - serão premiadas duas categorias: dos 12 aos 17 anos e dos 18 aos 30 anos. Por cada área e categoria etária, são atribuídos dois prémios. 

Os trabalhos devem ser enviados até 15 de março. Sabe mais aqui.