Como forma de celebrar o Dia da Internet Mais Segura, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) lançou a plataforma CriA.on – Crianças e Adolescentes Online.

No dia 7 de fevereiro, ficou disponível para o público a CriA.on – Crianças e Adolescentes Online, a plataforma digital desenvolvida para partilhar recursos com pais, educadores e outros profissionais que lidam com crianças e adolescentes.

Esta iniciativa tem como propósito responder a questões e inquietações das famílias sobre como apoiar a educação em ambiente digital. Organizados por grupos de idade e por temas, os conteúdos, disponíveis em língua portuguesa, distribuem-se por um Jornal multimédia e por um repositório de Recursos. No Jornal, investigadores com pesquisa sobre meios digitais apresentam pequenos textos, vídeos e podcasts sobre diversos temas e estudos sustentados, nacionais e internacionais. Os Recursos vão desde atividades a realizar com crianças e adolescentes a sugestões de leitura e programas de formação.

“Embora se dirija a adultos, o foco desta plataforma está nas competências e nos direitos digitais de crianças que contribuam para o seu bem-estar”, sublinha Cristina Ponte, professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH).

“Para que naveguem em segurança no ambiente digital e aproveitem as oportunidades que este oferece, são necessárias competências – suas e de quem delas cuida, como os seus pais. Este duplo reforço de competências das crianças e das famílias é um dos pilares do programa europeu para uma Melhor Internet para Crianças (BIK+), em vigor”, complementa a investigadora e coordenadora desta iniciativa.

Saiba mais CriA.On.