notícias
16.ª Edição do Concurso Desafios SeguraNet
Date
21-10-2022
Image

A Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Centro de Competência TIC ESE/IPS de Santarém, promove a 16.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. 

No ano letivo 2022-2023, o concurso é, também, alargado à Educação Pré-Escolar, e contempla cinco categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente: à Educação Pré-escolar, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e ainda a pais/encarregados de educação. 

As Escolas já podem fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet, pois o primeiro desafio encontra-se já disponível. A informação relativa à periodicidade dos desafios é a seguinte: 

  • Educação Pré-Escolar e ao 1.º ciclo do Ensino Básico - as turmas/ grupos registados serão, ao longo do ano, convidados a responder a três desafios. 

  • 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico - as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês.

  • Encarregados de educação – encontrarão desafios trimestrais. 

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da componente de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º ciclo, no domínio da Cidadania Digital. 

Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz e, de uma forma transversal, a todos os contextos educativos. 

Registe-se aqui