
Para comemorar o Ano Europeu das Competências, a Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) lançou a edição portuguesa do Manual Jogos nas Escolas.
Este recurso é um guia prático para professores interessados em utilizar videojogos nas salas de aula, como forma de ajudar os seus alunos a desenvolverem competências como o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas.
A ISFE, da qual a AEPDV é membro, em colaboração com a European Schoolnet - a rede de 34 Ministérios da Educação - explora como os videojogos comerciais são e podem ser usados nas escolas. Como parte do projeto Games in Schools, foi publicado originalmente o Handbook for Teachers, que oferece formação adequada permitindo aos professores combinar ferramentas de ensino digitais com ferramentas de ensino mais tradicionais.
O Manual inclui planos de aula personalizados e é revisto por pares com elementos de aprendizagem baseados em jogos. Assim, os professores têm acesso a um Massive Online Open Course (MOOC) de seis semanas de duração que inclui os seguintes módulos: Porquê usar Jogos de Computador na sala de aula?; Usar Jogos para Aprendizagem Temática; Jogos de Aprendizagem; O que podemos aprender com os jogos?; Projetar Jogos; Qual a importância de ensinar sobre jogos?
O curso permanece gratuito e disponível para uso aqui.
Saiba mais aqui.