notícias
Associação DNS.pt celebra 30 anos
Date
29-11-2018
Image

A associação DNS.pt celebra três décadas de vida. Para comemorar a efeméride realiza-se hoje a conferência “A Internet é um lugar estranho”, que reúne um conjunto de nomes conhecidos nas suas diferentes áreas de atuação, contribuindo com perspectivas sobre a utilização da internet e o que a torna (ou não) num lugar estranho. O evento ocorre no ambiente jovem, dinâmico e académico, da Universidade Nova, em Carcavelos. 

A 30 de Junho de 1988 a gestão e coordenação do domínio .PT foi atribuída à Fundação para a Computação Científica Nacional, mas a partir de 2013 transitou para a associação DNS.pt. Esta associação portuguesa, sem fins lucrativos, tem como objetivo gerir o registo de domínios em Portugal, tendo como associados a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P.), a Associação da Economia Digital (ACEPI) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Esta associação já conta com mais de 1 milhão de registos, e as receitas geradas têm sido investidas em iniciativas que promovem o desenvolvimento de competências digitais em Portugal, onde ainda 26% da população nunca acedeu à Internet. 

A Associação DNS.pt é também membro do Conselho de Acompanhamento do Centro Internet Segura e um dos parceiros nacionais que colaboram com a promoção do projecto e na dinamização do Dia da Internet mais Segura. 

Esperam-se muitos anos de sucesso do .PT!