notícias
Campanha «#MYDIGITALME- Conectado. Informado. Crítico» celebra o Dia Europeu da Informação para jovens
Date
06-04-2023
Image

A ERYICA, juntamente com os seus membros, celebra o Dia Europeu da Informação para a Jovens em toda a Europa, com a campanha «#MYDIGITALME - Conectado. Informado. Crítico». Todos os anos, a 17 de abril, comemora-se esta efeméride, com o objetivo de sensibilizar para o direito dos e das jovens ao acesso a informação fiável.

Este ano, com o tema «EYID2023 - #MYDIGITALME - CONECTADO. INFORMADO. CRÍTICO», a celebração procura aumentar a consciencialização sobre o direito dos e das jovens a terem acesso a informação completa e fiável, bem como para reconhecer o trabalho em informação para jovens.

O mote da campanha de 2023 pretende explorar que:

“O nosso bem-estar é determinado pelas oportunidades e lutas físicas e emocionais que vivenciamos diariamente. Agora que a tecnologia se tornou totalmente integrada na vida dos e das jovens, tem um impacto significativo no seu estado mental.

As escolhas que fazemos online, os conteúdos que vemos, as nossas interações online e com outras pessoas e quanto tempo passamos envolvendo-nos com a tecnologia e a internet influenciam nossa autoconsciência e bem-estar. Embora os e as jovens estejam cada vez mais envolvidos nas plataformas digitais, ainda não parecem ter conhecimento e consciência suficientes para se protegerem online.”

A campanha #EYID23 visa dotar os e as jovens com conhecimentos essenciais para se tornarem mais experientes em literacia digital, fornecendo-lhes as ferramentas para identificar facilmente atividades maliciosas online e os recursos necessários para mitigar esse perigo. A iniciativa incentivará a cidadania digital consciente e responsável, eliminando a lacuna do conhecimento em segurança digital.

Sabe mais aqui