notícias
Ciclo de Webinares – Clubes de Informação e Comunicação
Date
24-10-2022
Image

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio dos Media, a Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Associação Literacia para os Media e Jornalismo e o CENJOR, promove um Ciclo de Webinares temáticos.

A iniciativa está integrada na semana dos media da Unesco - Global Media and Information Literacy Week 2022, que decorre de 24 a 31 de outubro 2022.

Estes Webinares pretendem ser kits de Ferramentas Básicas para auxiliarem professores e alunos na dinamização dos Clubes de Informação e Comunicação. Cada webinar trata um tema específico e tem como público-alvo docentes de diferentes níveis de ensino, que estejam envolvidos ou que tenham interesse na temática, assim como alunos e restante comunidade educativa.

Neste sentido, a DGE convida a comunidade escolar a participar nestes momentos, mediante inscrição, que pode ser feita aqui. Conheça o programa:

 

24.10.2022  | 14:30  –  Redes Sociais (tiktok, instagram, youtube…)

Ioli Campos

Professora auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, investigadora no ICNova da Universidade Nova de Lisboa e faz consultoria na área da literacia para os media e jornalismo para organizações internacionais. É doutorada em media digitais, tem um mestrado em jornalismo e pós-graduação em direitos humanos. Antes disso, exerceu jornalismo durante 15 anos, tendo colaborado com o jornal Público, revista Sábado e semanário Sol, com reportagens a partir do Kosovo, Egipto, Algéria, Cambodja, Vietname, Islândia, Finlândia, Estados Unidos, entre outros.

Link de inscrição aqui.

 

25.10.2022 | 14:30 – Rádios Escolares e Podcasts

Ruben Martins

Jornalista no Jornal PÚBLICO, doutorado em Ciências da Comunicação pelo Iscte e professor Atelier de Rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Faz podcasts e desenvolve a sua investigação académica nesta área.

Link de inscrição aqui. 

 

26.10.2022 | 14:30  – Jornais Escolares e newsletters  

Cláudia Lobo

Diretora da VISÃO Júnior, a única revista mensal de informação geral para crianças e jovens existente em Portugal, e da VISÃO História, Cláudia Lobo é jornalista há 34 anos. Foi diretora-adjunta da VISÃO e trabalhou também em rádio e televisão.

Link de inscrição aqui. 

 

27.10.2022 | 14:30 –  Fotografia e fotojornalismo

João Rodrigues

Nasceu em Moçambique em 1972, entrou na Universidade dos Açores em 1991, para o curso de Biologia Científica, mas a paixão pela fotografia fez com que no ano seguinte se inscrevesse na ETIC, e passado um ano no “Ar.Co”, para consolidar os conhecimentos, e abrir as portas a uma fotografia mais interventiva e criativa. Em 1996 estagiou na editoria de fotografia do DN, e daí em diante, até 2021, trabalhou como fotojornalista nos seguintes projetos, Reuters, Público, Focus, O Independente, Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record e Sábado, sempre com a grande paixão de conseguir “escrever” as estórias com imagens, e tentar que o jornalismo não passe sem a reportagem fotográfica de qualidade.

Link de inscrição aqui. 

 

28.10.2022 | 14:30 –   TV’s Escolares

Sandra Sá Couto

Jornalista da RTP. Editora executiva

Professora auxiliar convidada no Curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. 

Doutorada em Informação e Comunicação em plataformas digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Mestre em Jornalismo Político pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalista.

Link de inscrição aqui.