notícias
Como criar filhos com consciência na Era Digital?
Date
19-09-2018
Image

O Centro Internet Segura recomenda os pais a encorajar os seus filhos a darem o seu melhor, consumindo conteúdos online positivos e  inspiradores. 
 
Todos os pais querem criar filhos com consciência, isto é, filhos que têm uma prática adequada mesmo quando ninguém os está a observar. Mas existem muitos fenómenos que os podem atrapalhar como o cyberbullying, a utilização errada do telemóvel e o sexting que podem tornar esse desejo “um ato de fé” ou um “tiro no escuro”.
Mas há boas noticias: estudos mostram que as crianças tem o sentido do que é certo e do que é errado desde muito cedo e, que os pais têm uma influencia muito grande sobre o que os filhos aprendem e sobre como se devem comportar. 

A parentalidade posta em prática pelos pais : os pais como modelo de referencia, os pais que mantêm abertos os canais de comunicação e desenvolvem formas de valorização, são excelentes características para criar um filho consciente, quer online quer offline. Os pais podem ainda ter um impacto mais forte se utilizarem os media e a tecnologia que os filhos adoram, como o Youtube, o Netflix, Snapchat e Instagram, de forma a modelar comportamentos positivos e promover a tomada de decisões acertadas. 
 
Podemos mesmo dizer que hoje os filhos enfrentam mais desafios para tomar decisões acertadas online. A verdade é que muitos filhos têm o seu primeiro telemóvel, ou outro tipo de dispositivo eletrónico, numa altura em que é comum estarem em situações de stress típicas da adolescência e onde a separação dos pais desempenha um papel importante na tomada de decisões.

As suas capacidades para sentir empatia, para ser integro e ter pensamento crítico, especialmente em contextos digitais anónimos e onde parece não existir consequências, ainda não se encontram perfeitamente consolidadas. Mas, acredita-se que estas situações são normais porque os filhos precisam adquirir experiências e aprender através dessas experiencias. E que são essas aprendizagens que fazem parte do processo de crescimento.  É normal que aconteçam situações menos positivas mas perdoar, ajudar os filhos a resolver as questões difíceis e orientá-los  a fazer melhor da próxima vez são as melhores formas para os guiar e para criar filhos com consciência nesta Era Digital. 
 
Para aceder ao conteúdo completo do artigo sobre o qual se baseia este post aceda a este link: https://goo.gl/9VVWkn