notícias
Como pode a Europa capacitar-nos para combatermos a desinformação nos media?
Date
11-01-2023
Image

A Europa precisa das ferramentas certas para capacitar os utilizadores a lidarem com a desinformação e não caírem na armadilha das notícias falsas. 

Neste sentido, o Observatório Europeu do Audiovisual, parte do Conselho da Europa em Estrasburgo, lançou a publicação “Empoderamento do utilizador contra a desinformação online”, que explora algumas medidas e ferramentas introduzidas por organizações internacionais ou europeias, com o objetivo de capacitar os utilizadores.

O relatório fornece uma visão geral das discussões sobre definições e cenários relacionados com a desinformação, explorando, também, os efeitos negativos da desinformação sobre os direitos humanos básicos, como o direito a eleições livres e justas, o direito à privacidade e à reputação ou o direito à liberdade de expressão. 

A literacia para os media é uma arma fundamental na luta contra a desinformação. Dessa forma, os autores analisam vários diplomas jurídicos, programas e iniciativas da UE que visam promover o empoderamento do utilizador em relação à desinformação. 

Aceda ao documento aqui