notícias
Estatísticas Linha Internet Segura 2022
Date
13-02-2023
Image

Para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, que se celebrou a 7 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresentou as Estatísticas APAV: Linha Internet Segura (LIS) 2022.

A LIS divide-se em duas dimensões: Helpline e Hotline. Desta forma, a primeira presta apoio a vítimas de cibercrime e aconselha os utentes na adoção de comportamentos seguros no uso da Internet. A segunda funciona como uma plataforma de denúncia de conteúdos ilegais online, como conteúdo de abuso sexual de menores online, apologia à violência e ao racismo.

Ao longo do ano 2022, a APAV contabilizou mais de 1200 processos de atendimento e apoio, no total das vertentes de atendimento e denúncia. O mês com maior número de contactos foi setembro, que se seguiu de fevereiro e janeiro.

Na dimensão Helpline, os crimes mais reportados foram Burla, com 100 denúncias, e Sextortion, com 97 denúncias. Na dimensão Hotline, a denúncia por Conteúdos de Abuso Sexual de Menores contou 611 queixas, enquanto que o Discurso de Ódio contabilizou 190.

No que respeita ao perfil da vítima na dimensão helpline, a APAV mostra que a maioria é do sexo feminino e o intervalo de idades com maior número de vítimas é entre os 18 e os 24 anos.

 

A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 8h e as 22h), do e-mail linhainternetsegura@apav.pt ou do formulário de denúncia. O apoio é confidencial e gratuito.

Consulte as Estatísticas LIS 2022