notícias
Estudantes e conhecimento digital: cresce com a idade mas há lacunas.
Date
18-08-2022
Image

No âmbito do projeto ySKILLS, que investiga as competências digitais de adolescentes europeus, e em parceria com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, decorreu uma atividade na forma de jogo junto de estudantes portugueses, do ensino secundário.

A ação foi realizada em duas feiras de educação, trabalho e formação - Qualifica e Futurália – e consistia num quiz sobre a Internet, focando as redes sociais. As respostas às cincos perguntas colocadas revelaram que os estudantes confiam nos amigos como fonte e curadores de informação, mostrando algumas lacunas de conhecimento tanto quanto ao funcionamento da Internet como na avaliação crítica e impacto social das suas práticas digitais.

Apesar de as redes sociais fazerem parte do dia a dia dos adolescentes, quase metade revela falta de atenção crítica à circulação de conteúdos e lacunas de conhecimento sobre o funcionamento destas redes. Assim como, cerca de um quinto não compreende como funcionam os motores de busca de informação. Estes resultados superam os observados no estudo longitudinal do projeto ySKILLS, respondido por estudantes portugueses entre 13 e 17 anos.

Para conhecer os resultados das cinco afirmações e mais informações sobre esta atividade, clique aqui.