notícias
Livro “ZigZaga na Net. Novas Aventuras” é lançado hoje em versão digital
Date
08-02-2023
Image

“ZigZaga na Net. Novas Aventuras” é o livro de aventuras, inspirado nas histórias da segunda temporada do podcast ZigZaga na Net.

“Escrever este livro foi uma aventura desafiante e animada. Tudo começou, primeiro, dentro da nossa cabeça, com o hardware imaginativo a funcionar... Desde a criação das personagens, escolha dos nomes para o líder digital, Benjamim, os seus amigos, Lara e Pedro, até à composição da ciberequipa - INES, PISCA e LUZINHA... tudo isto foi sendo trabalhado offline e online” contou fátima effé, a autora do livro.

O podcast ZigZaga na Net e os seus livros são um projeto que resulta da parceria que os Centros de Sensibilização - Centro Internet Segura (CIS) do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e SeguraNet da Direção-Geral da Educação (DGE) - estabeleceram com a Rádio Zig Zag (RTP).

O livro é um contributo para o desenvolvimento da literacia digital dos mais novos, que convida os jovens leitores a usufruírem do seu tempo offline entre leituras e as aventuras das personagens.

Este produto-livro faz-nos pensar “que as ideias ganham formas, vozes, cores, movimentos e até obrigam a criar palavras ... que lhes dão vida e animação e que têm impacto real nos outros leitores e utilizadores que as lêem e/ou escutam”, explicou a autora, acrescentando “que este indispensável processo criativo humano pode ser ajudado e melhorado com o apoio das novas tecnologias, mas não dispensa o conhecimento dos critérios e riscos na sua utilização”.

“ZigZaga na Net. Novas Aventuras”, na visão de fátima effé permite-nos, também, pensar “que nestes processos criativos - seja de escrita, seja de ilustração - estamos perante novas metodologias de trabalho em rede, colaborativas, mas também por isso exigentes. Por isso, são fundamentais a atenção crítica e o empenho comum em produzir um material original para melhor informar/orientar miúdos e graúdos nas navegações online. Por tudo isto e mais além, para todos os que colaboraram neste trabalho de criatividade-em-rede e que agora tomou a forma de livro em 3D, envio o meu abraço virtual, mas de reconhecimento real”.

 

A história começa com…

“Nas novas aventuras, Benjamim e os seus amigos, acompanhados do PISCA, da INES e do novo elemento virtual, LUZINHA, continuam a sua tarefa para que possamos fazer navegações online mais seguras, informadas e saudáveis. Cada episódio vai dar-nos dicas práticas sobre o desafiante mundo digital. Espreita para aprenderes e partilha a mensagem com os teus amigos e família!”

 

Continua a leitura aqui.