notícias
Manual | Digitalização e Clima. Consciência ambiental no mundo digital.
Date
15-02-2021
Image

O que o clima tem a ver com os meios digitais e as pessoas jovens?

O IPDJ disponibiliza em Poruguês um recurso didático com tema: Digitalizacao e Clima. Consciência ambiental no mundo digital.

É evidente que enquanto seres humanos temos influência no clima, sobretudo através da utilização intensiva de serviços de streaming, compras online, videoconferências e outros desenvolvimentos digitais que consomem muita energia. Por isso, é importante que os e as jovens tenham consciência do papel que desempenham e que sejam capazes de refletir e adaptar as suas próprias ações. Mas para isso são necessárias determinadas condições sociais que encorajem as empresas, organizações e entidades regionais a dar o seu contributo para a proteção do clima. Um dos objetivos deve ser alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS – podem ser consultados em unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/), que também são relevantes para Portugal.

Os temas da consciência ambiental e da digitalização podem ser tratados de várias formas na sala de aula ou com grupos de jovens, e cada um pode dar um contributo diferente para um modo de vida mais sustentável: em última análise, o objetivo é mostrar aos jovens/alunos(as) as diversas possibilidades e transmitir-lhes a alegria de uma maneira sustentável de agir.
Para além das introduções teóricas, este manual contém também exercícios apropriados para a utilização em sala de aula ou com grupos de jovens.

Pensar primeiro, clicar depois.

Descarregar Manual AQUI.

Manual