notícias
Projeto EducHate. Uma abordagem educativa para detetar, combater e prevenir o discurso de ódio online
Date
06-04-2023
Image

O projeto EducHate, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), visa aumentar a autoconsciência e a autorregulação moral dos cidadãos para detetar e combater o discurso de ódio online e apoiar as vítimas.

O CIS integra o Conselho de Acompanhamento do projeto que tem como objetivo intervir em contextos educacionais. Dirigida a atores sociais de escolas e universidades (professores, alunos, pais), a iniciativa assenta numa abordagem pedagógica participativa.

O EducHate começa com a formação de uma equipa multidisciplinar, composta pela atual equipa de intervenção e alunos voluntários. Esta equipa estará localizada e irá intervir na Universidade do Porto, e apoia a criação de 3 equipas de “Embaixadores contra o ódio”, que irão implementar o programa na sua escola local. Os grupos de embaixadores contra o ódio serão capazes de:

  1. diagnosticar discursos de ódio online flagrantes e subtis;
  2. desenvolver habilidades individuais (empatia, autorregulação moral) e sociais (responsabilidade social e cívica) para combater o discurso de ódio;
  3. apoiar o desenvolvimento de contextos sociais anti-ódio.

Será selecionado um agrupamento de escolas do ensino básico / secundário, mas pretende-se alargar o seu âmbito de intervenção a mais escolas. Este trabalho está previsto ser desenvolvido por meio de materiais digitais, atividades online, privilegiando a experiência que os participantes no projeto têm com discurso de ódio online nos seus contextos e redes.

Saiba mais em EducHate.