notícias
Publicação UNICEF (2017): Children's in a Digital World
Date
08-01-2018
Image

Ainda se lembra da primeira vez que ficou online?

Na maioria dos casos as pessoas ainda se lembram da vida “antes da Internet”. Mas para as crianças que crescem online, a Internet faz parte da sua vida. A tecnologia transformou o mundo em que vivemos – alterando vários sectores e a própria paisagem social.

A infância não é uma exceção. Sabia que um em cada três utilizadores de Internet e que este é o grupo mais “conectado” de todas as faixas etárias?

Seja através de fotografias publicadas e partilhadas na Internet, ou através de registos médicos armazenados na nuvem, muitas crianças têm já uma pegada digital antes de poderem andar ou conversar.

A tecnologia digital pode ser um factor de alteração para as crianças desfavorecidas, oferecendo-lhes novas oportunidades de aprendizagem, socialização e um meio para que a suas vozes sejam ouvidas – ou sendo apenas mais uma linha divisória.

A verdade é que também milhões de crianças são deixadas fora de um mundo cada vez mais interligado, mais precisamente 346 milhões de crianças. Em África, 15 em cada 25 jovens está “offline”. Um número bastante alarmante, em comparação com a Europa, onde 1 em cada 25 jovens está “offline”.

Também à medida que a tecnologia evolui, os riscos que as crianças enfrentam online vão aumentando – do cyberbullying, ao uso indevido de informações privadas, à exploração sexual online.

Neste relatório, a UNICEF explora como é que a Internet e as TIC estão simultaneamente a ajudar, mas também a dificultar a aprendizagem, o bem-estar e as relações sociais das crianças.

Explore estas histórias e saiba mais sobre a necessidade urgente de tornar a Internet um lugar mais seguro para as crianças, aumentado o acesso à tecnologia para todas as crianças, sobretudo as mais desfavorecidas.