notícias
Recurso português foi premiado no Encontro da Rede Europeia dos Centros Internet Segura  
Date
24-06-2022
Image

Nos dias 15 e 16 de junho, decorreu online o Insafe Training Meeting -  encontro da rede europeia dos Centros Internet Segura.  Este encontro define-se como um espaço de partilha de experiências e práticas entre os centros que integram a rede Insafe, onde, este ano, foi possível também: analisar os desafios da realidade virtual e a forma como isso mudará o modo como interagimos online; debater a Estratégia Europeia uma internet melhor para crianças (BIK+) e as implicações para o trabalho da rede; planificar o Dia da Internet Segura 2023; analisar a ação dos Centros de Internet Segura na resposta ao conflito na Ucrânia e identificar o apoio a disponibilizar às pessoas afetadas pela atual situação. 
 
Durante o Insafe Training Meeting, decorreu, ainda, a Insafe Resource Competition, durante a qual foram apresentados diversos recursos de sensibilização. Estes materiais foram submetidos à apreciação e votação dos especialistas dos cerca de 30 Centros Internet Segura.   
 
O jogo de tabuleiro de Cidadania Digital “Vamos descobrir o mundo digital”, um recurso português, conquistou o terceiro lugar entre todos os classificados. O projeto vencedor, que ocupou a primeira posição, foi apresentado pela Letónia e aborda a problemática do Grooming: "Dangerous friendship on the internet". Em segundo lugar, ficou a campanha de sensibilização “#StopChildAbuse”, que pretende prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças na Internet – um projeto da responsabilidade do Centro Internet Segura Espanhol, que contou com a colaboração do Centro Internet Segura Português e dos Líderes Digitais. 
 
Vê o vídeo de apresentação do recurso português “Vamos descobrir o mundo digital” aqui