A campanha que recorre à sabedoria popular pretende alertar utentes e colaboradores da Santa Casa de alguns perigos da Internet e de cuidados a adotar no mundo online. A decorrer em vários equipamentos da instituição, a iniciativa ensina que em matérias de cibersegurança também “mais vale prevenir, do que remediar”.
Esta parceria entre o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e o seu Centro de Sensibilização – Centro Internet Segura (CIS) - e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, direcionada aos utentes mais idosos mas também aos colaboradores, utiliza alguns dos mais antigos e conhecidos provérbios populares para transmitir dicas de boas práticas a adotar por quem utiliza a Internet.
Entre vários cuidados a ter, a campanha alerta para a importância de alterar as palavras-passe, de evitar partilhar dados pessoais online, de não clicar em links ou anexos desconhecidos e desconfiar (quase) sempre.
Pode aceder a algumas das imagens que são partilhadas aqui.