notícias
Safer Internet Forum 2022. “Uma experiência muito enriquecedora!”
Date
09-11-2022
Image

De regresso para mais uma edição, o Safer Internet Forum – conferência internacional anual sobre a segurança online das crianças na Europa – criou a oportunidade de discussão da Estratégia Europeia BIK+ e de definição de objetivos para alcançar uma “Better Internet for Kids”.

“O Safer Internet Forum foi um espaço de debate frutífero, sobre questões como assédio e discurso do ódio, manipulação de dados, políticas de moderação e cocriação, com pessoas de diferentes proveniências, com diferentes experiências, interesses e opiniões”, contou Joana Martins, uma líder digital que representou Portugal no evento.

No passado dia 27 de outubro, decorreu o Safer Internet Forum (SIF) sob o tema “Uma década digital para crianças e jovens: BIK+ para proteger, capacitar e respeitar!”. A conferência anual teve lugar em Bruxelas e reuniu os Centros Internet Segura Europeus, decisores políticos, investigadores, professores, pais, jovens, ONG e outros especialistas para discutir as últimas tendências, riscos e soluções relacionados à segurança infantil online, de forma a tornar a Internet um lugar melhor.

A edição deste ano proporcionou a oportunidade de discutir detalhadamente a nova estratégia BIK+, identificando os seus principais objetivos e ações. Com foco na participação e empoderamento dos jovens, e para marcar o Ano Europeu da Juventude, o evento foi liderado pelos jovens, que desempenharam um papel ativo no planeamento e preparação do Fórum.

“Concordámos com a necessidade de um esforço conjunto, de um investimento em várias vertentes: na educação, através de iniciativas cativantes; no exercício de legisladores e empresas, na determinação das restrições, permissões e proteções que possibilitam um equilíbrio entre segurança, acessibilidade e lucro; na integração dos jovens, enquanto ávidos utilizadores, possuidores de uma perspetiva única de problemas e soluções e futuros administradores, nestes processos de educação, redefinição e desenho de conteúdos e plataformas”, explicou a líder digital.

Os estudantes portugueses que representaram o país em Bruxelas contaram que o painel de jovens no Fórum “é um exemplo importantíssimo do interesse e da intervenção dos mais novos nas questões que cada vez mais nos dizem respeito”. Teresa Sério, líder digital que se juntou a Joana e a Guilherme, formando a equipa portuguesa no Fórum, destacou que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a opinião dos jovens, pela forte presença que têm nas plataformas digitais.

Esta foi uma experiência muito enriquecedora para Joana, “pelos conhecimentos que adquiri, pelo contacto com pessoas extremamente bem informadas e com opiniões e sugestões tão refrescantes, pela cidade e pela cultura - pelas culturas que ali se juntaram”. A mensagem “Uma vez na Internet, para sempre na Internet” prevalece para Teresa como uma das mais importantes a transmitir, porque a cada vez que aprende mais sobre segurança na Internet, comprova que esta frase resume e reflete muitos dos ensinamentos. 

Joana Martins concluiu que “neste SIF, ouvi e senti-me ouvida e, para mim, isso é o que define o sucesso de um evento”. O Safer Internet Forum será sucedido pelo Safer Internet Day, o Dia da Internet Mais Segura, que tem lugar no dia 7 de fevereiro 2023 e que promete ser, também, um espaço de debate sobre a Internet, onde os jovens terão um lugar de destaque e de intervenção.