Dia da Internet Mais Segura 2024

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 de fevereiro
Instalações do IPDJ Viseu
Rua Dr. Aristides Sousa Mendes, 3500-151 Viseu

 
Programa em atualização

 

7 de fevereiro - manhã
 

10h00

Anatomia de um ataque: boas práticas de cibersegurança
A engenharia social é uma tática que explora a psicologia humana para manipular pessoas e obter informações confidenciais. Os criminosos exploram a confiança ou a ingenuidade das vítimas para obter acesso a sistemas ou informações valiosas. A cibersegurança é essencial para mitigar os riscos e garantir um ambiente digital mais seguro para todos. Achámos esta apresentação interessante e ficámos a saber mais sobre como nos proteger quando navegamos na internet.
Público-alvo: jovens

Data Detox
Já pensaram sobre:
Quem tem acesso aos meus dados?
Tenho controlo sobre isso?
Qual é a aparência do meu perfil online?
… Este workshop vai incentivar-te a fazer perguntas críticas para manteres uma pegada digital consciente e saudável.

Academia Digital para Pais
Neste workshop, será destacada a importância de dotar os pais/encarregados de educação com competências digitais, capacitando-os para acompanhar os seus filhos numa sociedade cada vez mais digital. Vão ser partilhadas estratégias para envolver os pais, dando destaque à participação dos jovens nestas formações. Vamos envolver os Pais!
Público-alvo: jovens, pais, professores, escolas e instituições que trabalhem com as famílias

 

11h30

Robótica educativa e pensamento computacional
A sessão pretende proporcionar o contacto com 3 modelos de robôs (DOC, VinciBot e mBot) enquadrada com questões curriculares, dando especial destaque ao desenvolvimento do pensamento computacional. Os participantes vão ser convidados a resolver atividades que envolvam a programação dos robôs e a refletirem sobre a integração curricular do trabalho desta natureza, bem como, sobre os desafios que os dias de hoje são apresentados ao cidadão em contextos com a robótica e a programação presentes.

Da IA ao ódio: temas e desafios do digital
Oficina interativa organizada por jovens para jovens, em que vão ser abordadas temáticas como: ChatGPT, Limites da IA, Discurso de Ódio e Discriminação.
Público-alvo: jovens

Virtualmente Seguros
Vamos promover uma conversa sobre as boas práticas na utilização da internet. Sabes o que é cyberbullying? E qual é a pegada que estás a deixar no mundo digital? O teu futuro pode estar comprometido com os teus reels de hoje? Estes e outros temas serão abordados nesta oficina.
 

 

7 de fevereiro - tarde
 

14h30

Como navegar sem riscos na Internet de forma preventiva
Esta ação de sensibilização, visa alertar o público sénior para a necessidade de conhecer a realidade da internet. Agir de forma preventiva, adquirir hábitos consistentes e conhecimento das regras básicas de navegação, para que possam usufruir do melhor que o mundo digital proporciona.
Público-alvo: adultos mais velhos

Vozes Tech: Jovens em Ação Pelo Bem-Estar Digital
Este workshop, organizado pela iniciativa Líderes Digitais, tem como objetivo destacar a importância de promover a ação dos jovens. Num contexto atual marcado pela transição digital, torna-se essencial promover o bem-estar nos ambientes digitais e fomentar o pensamento crítico para enfrentar desafios, como a Inteligência Artificial. Vamos dar voz aos Jovens!
Público-alvo: jovens, professores, escolas e instituições que trabalhem com os jovens

A Cibersegurança num Jogo Arcade!
Neste workshop vamos abordar um tema cada vez mais importante, segurança digital, através da criação de um jogo ao estilo arcade, com arte pixelizada. Vem aprender a criar personagens, controlar movimentos, programar mecânicas de jogo e muito mais! Vais ter a oportunidade de partilhar facilmente o teu jogo com amigos e família para experimentarem as tuas criações. Vamos a isto, inscreve-te!
Público-alvo: jovens

Prevenção do Uso Problemático da Internet: o papel da narrativa
O Instituto para a Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências e o Centro Internet Segura desenvolveram um recurso para o desenvolvimento de competências socioemocionais como resposta preventiva para o desenvolvimento de comportamentos aditivos sem substância, nomeadamente problemas ligados ao jogo problemático, às redes sociais e cibersegurança. A eficácia de intervenção preventiva depende, entre outras coisas, da pertinência dos temas e da sua aplicabilidade e da participação dos destinatários na produção dos saberes. As narrativas assumem-se como um recurso para a compreensão de riscos e antecipação de consequências. Venham explorar connosco este recurso e participem na validação de novos desenvolvimentos.
Público-alvo: adultos, profissionais que trabalham por adolescentes, pais

 

Parceiro do SID 2024