Iniciativas
O Grupo Informal sobre literacia mediática (GILM) promove no dia 23 de janeiro, no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, o lançamento da operação “7 Dias com os Media 2024”, num evento de livre acesso ao público.
Esta vai ser a 12.ª edição da iniciativa que, que desde 2013, se estabelece como a semana portuguesa dedicada à promoção da educação para os media e da literacia mediática, celebrada, anualmente, de 3 a 9 de maio, com início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Num tempo marcado por desafios económicos, políticos, sociais e tecnológicos, o tema centra escolhido para os “7 Dias com os Media 2024”, é “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra” e tem como objetivo promover uma reflexão crítica e a abertura para múltiplas abordagens, incluindo:
- Discursos de ódio nas redes sociais
- Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz
- Os limites da liberdade de expressão em democracia
- A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online
- O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz
- Inteligência artificial e manipulação da realidade
Continuando a ser objetivo da iniciativa ter o envolvimento de um número crescente e diversificado de participantes, o evento vai transmitido online no canal Youtube do GILM.
Os “7 Dias com os Media 2024” vai incluir todos os projetos/atividades e iniciativas dos
mais diversos temas que tenham como objetivo a promoção e desenvolvimento do conhecimento sobre o universo dos media.
A partir de 23 de janeiro de 2024, o GILM desafia todos os cidadãos, nos mais variados contextos
(escolares, profissionais, pessoais) a descobrir formas de se envolverem e participarem
ativamente na Operação #7diascomosmedia2024, entre 3 e 9 de maio de 2024.
Para mais informações: 7diascomosmedia@gilm.pt