notícias
Conferência do projeto Sitestar.pt assinala Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
Date
21-03-2024
Image
Conferência DECO

A conferência ALL TOGETHER IN THE WEB: Os (DES)Encantos da Inteligência Artificial realizada a 15 de fevereiro, decorreu na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, em modelo híbrido.  O objetivo da iniciativa, que teve como tema a Inteligência Artifical, foi o de promover o desenvolvimento de competências digitais para uma cidadania mais ativa e mais inclusiva.

A conferência foi realizada no âmbito do projeto Sitestar.PT, do qual o Centro Internet Segura é parceiro, que resulta de uma organização DECO e .PT. O tema escolhido partiu do definido pela Consumer International  - “Inteligência Artificial justa e responsável para os consumidores” - para a comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, com o objetivo de os alertar e sensibilizar para um futuro que os permitirá consumir de forma inteligente e segura, quando confrontados com esta tecnologia.

Do programa da conferência fizeram parte convidados como Luís Pinto (youtuber), João Pedro Martins (embaixador DECO para o Digital), Sofia Ferreira (SECIL), entre outros.

Sobre o tema

A Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar a forma como enfrentamos os desafios diários, tendo um grande impacto na forma como comunicamos, como recolhemos informação, trabalhamos... entre outros tantos! Contudo, somos, igualmente, expostos a vários riscos, nomeadamente as violações de privacidade e a forma como as plataformas baseadas nesta tecnologia podem disseminar informações falsas e propagar preconceitos.

É importante que as novas gerações de nativos digitais, ávidas da tecnologia digital e da sua utilização em todas as dimensões da sua vida, reflitam sobre estas questões, para que possam ser consumidores digitais mais responsáveis, estando atentos aos desafios éticos e de privacidade que a IA envolve.