notícias
Consórcio Internet Segura participa em iniciativa da Embaixada Britânica
Date
25-03-2024
Image
Consórcio Internet Segura participa em iniciativa da Embaixada Britânica

Mulheres na Cibersegurança, Inclusão e Liderança: um Diálogo entre Reino Unido e Portugal foi o tema da iniciativa promovida pela Embaixada Britânica em Lisboa, que decorreu no dia 8 de março. Sofia Rasgado integrou o painel “Atrair e capacitar mulheres na cibersegurança”, em representação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e do Centro Internet Segura (CIS).

No painel, do qual fizeram também parte Catarina Graça, da Claranet Portugal, Virginia Santos, da Immersive Labs e Yasmim Tuxen, da Iberia & Nordics at NCC Group, foram abordadas questões tais como o reduzido número de mulheres inscritas nos cursos especializados em cibersegurança e segurança de informação em Portugal, segundo dados do Relatório Sociedade do Observatório de Cibersegurança do CNCS. Realidade para a qual contribuem algumas perceções incorretas, tais como a de que a área da cibersegurança é exclusiva dos homens e assentar apenas em competências técnicas, bem como se tratar de uma área pouco atrativa para mulheres que pode desencorajar a escolha de uma carreira. Foi realçada a necessidade de destacar o papel das mulheres na cibersegurança e promover esta visibilidade para desafiar o estereótipo existente.

Foi destacado o papel do CNCS e CIS para dar a conhecer as oportunidades no domínio da cibersegurança e segurança de informação, nomeadamente através da realização de campanhas de sensibilização, caso da “Girls in ICT", uma iniciativa global que este ano se celebra a 25 de abril. O tema deste ano  é “Liderança“, e tem como objetivo sublinhar a necessidade de modelos femininos nas carreiras nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O objetivo da campanha é incentivar as raparigas e jovens mulheres a prosseguir os estudos e a trabalhar nestas áreas, bem como envolver a comunidade e promover a colaboração através de parcerias.

Ainda no campo da sensibilização foi referida a iniciativa Cybersecurity Challenge Portugal que junta, em cada ano, os 10 melhores jovens talentos nacionais para participar no Desafio Europeu de Cibersegurança (CECA), organizado pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA). Portugal participa nesta competição europeia desde 2019.