notícias
INHOPE dá a conhecer Relatório anual de 2023
21-03-2024
relatório Inhope

A INHOPE, rede da qual faz parte o Centro Internet Segura, acaba de publicar o Relatório Anual relativo ao ano de 2023, que dá a conhecer uma visão geral e completa do progresso que a rede fez em 2023, com informações estatísticas da rede das linhas diretas dos membros da rede, que processam denúncias de material de abuso sexual infantil. Os dados e tendências críticas apresentados permitem compreender a realidade e definir uma linha estratégica para o futuro.

De acordo com o documento, foram mais de 780 000, as denúncias processadas pela Rede INHOPE, em 2023. Estas denúncias partem de pessoas que envia URL’s suspeitos de conterem abuso ou exploração sexual infantil. Cada URL de conteúdo denunciado pode incluir uma imagem ou vídeo que serve para vitimizar uma criança.

Alguns números

• 785.322 denúncias públicas de material suspeito de abuso sexual infantil;
  • 69% dos relatórios públicos foram classificados como ilegais (um aumento em relação aos 68% em 2022). São mais de 540.000 URL’s de conteúdo contendo abuso sexual infantil confirmado;
  • 88% dos relatórios contêm conteúdo novo, exigindo avaliação por parte de analistas;
  • 39% dos relatórios são de sites que alojam imagens;
  • 9 em 10 vítimas são raparigas jovens;
  • 8 em 10 vítimas têm entre 3 e 13 anos.

Os números indicados no Relatório representam vítimas reais, realçando o papel das linhas diretas para a identificação das vítimas e prevenção da revitimização. Das mais de 780.000 denúncias processadas pelos analistas INHOPE, 82% são classificadas como conteúdo de abuso sexual infantil, denunciadas às autoridades nacionais no prazo de três dias.

Para o diretor executivo da rede INHOPE, Denton Howard, “à medida que avançamos para 2024, continuaremos esta trajetória em direção à nossa visão de um mundo digital livre de material de abuso sexual infantil.”

Consultar o Relatório Anual 2023.