O que é?
É uma forma de comércio eletrônico, através do qual os consumidores compram bens ou mercadorias diretamente de um vendedor na Internet sem um serviço intermediário. Uma loja online, eshop, e-store, loja online, webstore, ou loja virtual evoca a analogia física da compra de produtos ou serviços numa loja física ou centro comercial.
Cuidados a ter antes de efetuar a compra online:
- Assegurar que o seu dispositivo está seguro!
No computador, telemóvel ou tablet, certifique-se de que está protegido contra malwares. É essencial, não apenas para as compras, mas para toda a sua atividade online, ter um programa antivírus atualizado e um firewall ativado.
- Utilizar redes seguras para fazer compras online!
Uma das condições essenciais à segurança nas compras online é a privacidade e, por isso, deve evitar usar acessos à Internet públicos, como redes de centros comerciais ou cafés e computadores partilhados. Sempre que possível, use o seu próprio computador, tablet ou telemóvel e evite aceder através de redes de wi-fi públicas. Desta forma, diminui o risco dos seus dados pessoais e transacionais serem expostos.
- Certificar-se que o site é seguro!
A maneira mais simples de garantir o nível de segurança é verificar na barra de endereço se surge a indicação https://. Se o site for realmente seguro estará acompanhado de um cadeado. Verifique também as Políticas de Privacidade do Site, e pesquisa sobre a reputação e a classificação da loja online no browser, nas redes sociais e nos portais de queixa. - Evite aceder a sites a partir de links, optando por inserir diretamente o endereço e verificando se este é mesmo o endereço oficial.
Cuidados a ter durante a compra online:
- Ler as informações da loja online e os termos de venda!
Antes de efetuar a compra, leia os termos e condições e as políticas de privacidade. Saiba que, de acordo com a legislação em vigor, todas as lojas online devem apresentar informações completas de identificação da empresa ou vendedor.
A loja online também deve informar sobre as condições de devolução e reembolso, prazos e custos de entrega, assim como informar o valor real dos produtos em caso de saldos, promoções ou reduções, de acordo com a “Lei dos Saldos, Promoções e Liquidações”.
Outro ponto a ter em atenção é se os preços dos produtos são muito baixos, comparativamente a outras lojas online. Nestes casos desconfie sempre.
- Ter em atenção o método de pagamento.
O pagamento é um dos momentos mais importantes para garantir que a sua compra será feita em segurança, por isso, tenha a máxima atenção durante esta fase, para que os seus dados bancários não sejam comprometidos. Não forneça dados pessoais ou confidenciais que não sejam absolutamente necessários para realizar o pagamento.
Geralmente, as lojas online oferecem diferentes métodos de pagamento. Os métodos de pagamento mais utilizados pelos portugueses são o Paypal, o Multibanco e o MBNet, mas muitos portugueses ainda optam pelo pagamento no ato da entrega do produto por receio de fraudes.
Importa saber que com o Paypal ou com os cartões MBNet não há necessidade de fornecer os dados do seu cartão ao vendedor, o que torna a compra mais segura.
Escolha a modalidade de pagamento em que sente mais segurança, tendo em vista também o produto que vai comprar. Se usar cartões, opte pelos que exigem autenticação adicional, ou seja, pelo menos dois passos para a autorização, ou com plafond limitado e prazo de validade reduzido.
Cuidados a ter depois de fazer a compra:
- Guardar os comprovativos de pagamento!
Saiba que após fazer uma compra online, o vendedor deve enviar imediatamente a fatura em formato digital. Por isso, tal como faz com as faturas em papel, é importante manter a informação sobre o vendedor e a transação.
Como salvaguarda, caso não receba a fatura em formato digital, pode efetuar um print screen dos dados da operação.
Mantenha-se atento ao seu extrato bancário e caso suspeite de fraude, contacte o seu banco e as autoridades.
- Conheça os seus direitos enquanto consumidor!
Conheça os seus direitos relativamente às compras online.
O vendedor deverá respeitar algumas obrigações caso o produto se venha a revelar defeituoso, não tiver a mesma aparência ou não funcionar como anunciado.
Existem direitos que lhe permitem, por exemplo, desistir da aquisição ou subscrição de um produto ou serviço no prazo de 14 dias.
- Classificar a compra e o vendedor!
A reputação online das lojas é fundamental tanto para os vendedores como para os consumidores. Sempre que possível classifique a compra e o vendedor, sendo positiva ou negativa, e deixe o seu testemunho. Desta forma, ajudará outros utilizadores a conhecerem a fiabilidade do site.
Direitos e formas de defesa:
As compras online são práticas, mas nem sempre as lojas virtuais respeitam a lei.
Se não tem a certeza de qual a situação que se aplica ao seu caso, use a nossa ferramenta para os direitos do consumidor, que o ajudará a conhecer melhor os seus direitos quando faz compras na UE.
https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/shopping/index_pt.htm
Com a campanha #yourEUright, desenvolvida pelo conselho europeu, conheça e defenda os seus direitos enquanto consumidor.
https://europa.eu/youreuright/your-rights_pt
Apoio e reclamação:
A Deco proteste ajuda e disponibiliza aos consumidores as seguintes ferramentas:
Site: Comprar pela net sem perder direitos
Vdeo: Comprar pela net sem perder direitos
Formulário para reclamar: Plataforma RECLAMAR